A tomada de posse do novo Comandante foi o momento mais marcante das comemorações do 63º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião, assinaladas a 20 de dezembro.
Numa cerimónia bastante diferente do habitual, em função do estado de pandemia, marcaram presença apenas os bombeiros promovidos e condecorados, os órgãos dirigentes da AHBVA, o presidente da Câmara Municipal, o Comandante Distrital da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria e os órgãos de comunicação social local.
A comemoração teve lugar na parada, ao ar livre e com todas as regras e distâncias de segurança garantidas, tendo início com o hastear de bandeira, seguindo-se uma breve cerimónia que incluiu promoções, condecorações e a tomada de posse do novo Comandante.
NEVES MARQUES
NO QUADRO DE HONRA
António Neves Marques, que já há algum tempo a esta parte vinha dando sinais de que não pretendia continuar no Comando, sobretudo nas suas intervenções públicas onde sempre foi particularmente incisivo nas críticas à forma como o Estado trata os bombeiros, deixou o cargo que ocupou nos últimos 15 anos. Com 43 anos já dedicados aos bombeiros, os últimos 25 no quadro de Comando, Neves Marques foi desta feita irredutível.
Marques não quis agora voltar a ser a “habitual voz incómoda” e na despedida do posto (e não dos bombeiros, uma vez que vai integrar o Quadro de Honra) preferiu agradecer a colaboração de todos quantos consigo trabalharam ao longo destes anos. Lamentando não os ter todos presentes naquele momento, Neves Marques referiu que “os Bombeiros de Ansião foram e sempre serão o meu maior orgulho”.
Dirigindo-se ao seu sucessor, José Antunes, o comandante cessante disse reconhecer-lhe “todas as capacidades para o cargo”. “Este é o primeiro dia do resto da tua vida”, afirmou, acrescentando que “agora nada vai ser como dantes” mas disponibilizando-se para o que for necessário: “podes contar comigo”!
Rui Rocha, presidente da AHBVA referiu que a direção tentou, por diversas vezes, demover Neves Marques da sua decisão, pois entendia que “continuava a reunir todas as condições para cumprir mais uma comissão de serviço de 5 anos, como era nossa pretensão”. Todavia, tal não foi possível e a direção “compreendeu as razões que apresentou para que fosse este o momento escolhido para cessar funções”.
O dirigente disse que foi “um enorme gosto e privilégio partilhar consigo este tempo” e que Neves Marques “vai figurar como um dos exemplos maiores de dedicação, entrega, competência, profissionalismo e humanismo aos Bombeiros de Ansião e de Portugal”, prometendo, “no momento oportuno e no local certo, reconhecer devidamente esta postura”.
JOSÉ ANTUNES
COMANDANTE
“Não foi preciso muito tempo para chegarmos, unanimemente, à decisão de convidar o adjunto José Salvador Antunes para as funções de Comandante da Corporação”, referiu Rui Rocha. “Reúne um conjunto diverso de requisitos que nos parecem os necessários para enfrentar os desafios que se apresentam”, adiantou, enaltecendo os seus “já 35 anos de amor incondicional aos Bombeiros de Ansião”.
“Para além da sua competência, experiência, saber e profissionalismo, é para nós uma enorme vantagem ter a possibilidade de associar essas características ao facto de poder exercer a sua função, a tempo inteiro, atendendo à sua condição de colaborador da Associação”, explicou Rui Rocha.
15 NOVOS BOMBEIROS, PROMOÇÕES E CONDECORAÇÕES
Num dia que é sempre de festa para os bombeiros, este foi ainda mais especial para 15 estagiários que conseguiram finalmente integrar a corporação como Bombeiros de 3ª classe, tendo prestado juramento. Ouviram palavras de encorajamento e estímulo de todos os intervenientes para esta nova etapa do seu voluntariado.
Foram igualmente promovidos cinco bombeiros à 1ª classe. No que diz respeito a condecorações, 3 operacionais receberam a medalha de dedicação de 25 anos, um recebeu a medalha de 20 anos – ouro, e outro de 15 anos – ouro. Seis bombeiros receberam a medalha de 5 anos – cobre.
Sérgio Curado foi este ano o bombeiro a quem foi atribuído o prémio Dedicação e Mérito, instituído pelo Comando. [ver todos os condecorados e promovidos na pág. 24 desta edição].